1/12

Táticas de Operação e Reativação Urbana em Territórios Informais

Heliópolis

 

O Laboratóriode Co-criação em Territórios Informais (LCCTI), coordenado pelo professor Carlos Leite junto ao Mackenzie desde 2011 como parte de seu Grupo de Pesquisa Megacidades e Desenvolvimento Sustentável e desenvolveu-se em parcerias junto a Parsons the New School (NY), a Amsterdam Academy of Arts School of Urbanism, a ETEC-Heliópolis e a ONG Cedeca Casadez.

 

Há atualmente uma emergência de práticas criativas,programas não ortodoxos, e microplanejamento urbano em diversos territóriosinformais que se estão reinventando nas grandes cidades contemporâneas:ressignificações em territórios híbridos e reinvenções urbanas.

O problema trata do mapeamento de tais projetosurbanos de intervenção em territórios informais, na cidade formal e no seuinterstício, os territórios híbridos e construir um debate conceitual.

A intenção é mapear e publicizar as práticas que vêm ocorrendo na tranforção deste território, assim como estabelecer instrumentosde cocriação espaciais, para além da questão básica da habitação.

Heliópolis é o maior território informal de São Paulo, com aproximadamente 100 mil habitantes em 1 milhão de m2.

O Laboratório propôs o desenvolvimento de um "SimCity Heliópolis", coordenado pela professora Daniela Getlinger, onde cenários de transformação urbana são desenvolvidos num jogo de cocriação junto à comunidade local.

O trabalho foi exposto na Bienal de Arquitetura de Roterdã em 2011 e em palestras na Amsterdam Academy, Parsons, Columbia, NY University, CUNY, 

 

> HYPERLINK "http://www.iurd.berkeley.edu/IURD%20Lectures/SITlab_CarlosLeite_slides.pdf"  Berkeley e Stanford em 2012 e 2013 e foi tema de matéria:

 

> HYPERLINK "http://redeglobo.globo.com/acao/videos/t/edicoes/v/acao-07092013-heliopolis-integra/2806043/"Globo Ação Cidadania em 2013.

 

Atualmente os coordenadores são os professores Carlos Leite e Daniela Getlinger da FAU Mackenzie e contou com coordenacões em 2011/12 dos professores urbanistas Brian McGrath

 

> HYPERLINK "http://blogs.newschool.edu/news/2012/06/smart-informal-territories-lab-sao-paolo-new-york-and-amsterdam/"Parsons) e Rogier van den Berg (Amsterdam).

 

 

Download SITLab slides PDF

Stuchi & Leite Projetos & Consultoria I Arquitetura e Interiores I Desenvolvimento Urbano: Inteligência Territorial, Planos Urbanos Estratégicos, Estruturação e Modelagem Urbana, Masterplans