1/2

> Local e data: São Paulo, 2009

   Autores: Carlos Leite e Mario Biselli

   

Publicação

 

 

Conceituação

 

A caótica área central de Mauá - município do Grande ABC localizado a sudoeste de São Paulo - terá uma nova conformação após a implantação do projeto urbano desenvolvido pelos arquitetos Mario Biselli e Carlos Leite. 

 

Em parceria com a prefeitura da cidade, os arquitetos desenvolveram o Projeto de Requalificação Urbana da Área Central de Mauá, que prevê a construção de uma grande esplanada como elemento integrador e regenerador de um centro histórico degradado e fragmentado.

 

O grande desafio da equipe de projeto foi criar uma conexão espacial entre os núcleos histórico e comercial do município, separados pela linha férrea Santos-Jundiaí. A intervenção, no entanto, não se limitou simplesmente a solucionar o problema de descontinuidade do tecido urbano.

 

A transposição da ferrovia já havia sido abordada pelo arquiteto Vilanova Artigas com o Plano de Renovação Urbana, de 1975. Parcialmente implantado, o projeto de Artigas não só previa passarelas para ligação das áreas histórica e comercial de Mauá, como também a construção de um paço municipal e de um parque que integraria alguns equipamentos urbanos.

 

Com exceção de uma passarela e do edifício da prefeitura, o restante do plano acabou ficando no papel.Assim, surgiu a idéia da esplanada elevada como elemento de conexão entre as áreas centrais.

 

O projeto também prevê a construção de uma biblioteca, de um ginásio poliesportivo, atualmente em execução, e a mudança do terminal rodoviário, que foi redesenhado e será implantado sob parte da grande esplanada. Biselli e Leite também desenharam a cobertura da estação de trem elevada da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que hoje implementa um plano de modernização das estações.

 

 

DADOS TÉCNICOS

 

Obra: Projeto de Requalificação Urbana na Área Central de Mauá

Cliente: Prefeitura de Mauá

Esplanada elevada: 8.000 m²

Biblioteca central: 2.200 m²

Data do projeto: 2003

Início da obra: 2004

 

FICHA TÉCNICA

Concepção geral (fase 1): equipe técnica da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de Mauá - Maryluce Rossi, Kátia Crocco, Adilson Ruiz e Andréa Oliveira 

Colaboradores: Romildo Kamura, Vanderlei Santos e Renato Guariento

Desenvolvimento final (fase 2): GPA [Gabinete de Projetação Arquitetônica] - Mario Biselli e Carlos LeiteColaboradores: Arthur Katchborian, Mônica Brooke, Danielle Spadotto, Tais Cristina, Cristiana Rodrigues e Daniel Corsi

Modelagem eletrônica: Visualize

Paisagismo: Mônica Brooke e Carlos Leite 

Cálculo estrutural, orçamento e fundações: Zulques 

Estrutura metálica: D'AlambertInstalações, PentrarcoSistema viário - Geométrica

Stuchi & Leite Projetos & Consultoria I Arquitetura e Interiores I Desenvolvimento Urbano: Inteligência Territorial, Planos Urbanos Estratégicos, Estruturação e Modelagem Urbana, Masterplans