> Anteprojeto

> Local: Jardim Lapena, São Paulo - SP

> Área: 1.872,3m²

> Equipe: Fabiana Stuchi, Danilo Bocchini, Thayse Portugal, André Andreis, Ariane D’Andrea, Fabiana Granusso, Guilherme Seror, Marina Sabino.

>Cliente: Fundação Tide Setubal e Secretaria Municipal da Saúde (SMS)/ Prefeitura da Cidade de São Paulo.

O Projeto Integrado de Equipamento de Impacto Social do Jardim Lapena - Unidade Básica de Saúde e Praça do Mutirão – se insere em um território de alta vulnerabilidade social no extremo da Zona Leste de São Paulo, caracterizado pelo isolamento em relação ao seu bairro, São Miguel Paulista.

Através dele, são atendidos dois dos objetivos pactuados no Plano de Bairro participativo, especificamente no que se refere à construção de uma nova UBS e à conquista de espaços públicos de lazer. O projeto foi doado pela Fundação Tide Setubal (presente na comunidade há 12 anos) à Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo cuja nova tipologia vertical tornou possível abrigar o programa em 1/3 da área originalmente prevista e, com isso, a instalação de uma praça. A UBS foi desenhada para além dos seus espaços ambulatoriais, somando a eles um terceiro andar com salas de encontro e atividades direcionadas por terapeutas, que permitem a difusão de práticas para o bem-estar do corpo e da mente.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 

JARDIM LAPENA, SÃO PAULO