MASTERPLAN ESTRATÉGICO PARA O PLANO DE REABILITAÇÃO DO CENTRO ANTIGO DO CAS (CENTRO ANTIGO DE SALVADOR)

1/8

> Local: Salvador, Bahia, 2014.

Consultoria para desenvolvimento de Estratégias de Reabilitação Urbana para o Centro Antigo de Salvador (CAS) a partir do conceito central de Habitar & Conectar, objetivando-se que a região (com 723 ha e população de 83.706 pessoas) volte a ser adequada para morar e viver, devendo para isto, estar conectada ao restante da cidade. São estabelecidas 20 ações estratégicas que acontecerão em diferentes cenários, com visão de futuro de 3, 6 e 9 anos. O Plano incorpora a recuperação dos antigos imóveis desta região para se morar, atraindo cerca de 10 mil novos moradores. Fundamenta-se nas densidades urbanas qualificadas, na acessibilidade e multimodalidade (ascensores, VLT, Bonde-tram, ciclovias); na multifuncionalidade; na reabilitação das infraestruturas urbanas; do patrimônio; dos espaços públicos e nas estratégia de desenvolvimento econômico local (DEL); na Estruturação e Modelagem Urbanística e Econômico-financeira.


O território dos Fuzileiros Navais constitui-se por um conjunto de áreas de 5,3 ha pertencentes à Marinha do Brasil, contíguas ao bairro do Comércio, na cidade baixa de Salvador. O trabalho adota como premissa a manutenção e ampliação do Hospital Naval e a transferência de todas as outras instalações ali localizadas, proporcionando a implantação de novas habitações e usos.  O Masterplan e estudo de massas para os 121.688 m² de área construída desenvolvem-se a partir da instrumentação e da modelagem urbanística desenvolvidas no âmbito do "Masterplan Estratégico para o CAS”.

Ficha Tecnica:

 

Execução - Stuchi & Leite Projetos & Consultoria e Levisky Arquitetos Associados.

Autores - Carlos Leite e Adriana Levisky.

Coordenação - Fabiana Stuchi e Renata Gomes.

Equipe Técnica - Daniela Getlinger, Danilo Bocchini, Daniela Mello, Marlon Longo, Nathalie Signorini e Tatiana Antonelli

 

Publicação: Revista Projeto, maio 2014  

“Morar e conectar para regenerar mobilidade e repovoamento habitacional são as duas molas mestras do masterplan elaborado pelos escritórios Levisky Arquitetos Associados e Stuchi & Leite Projetos e Consultoria para promover a sustentabilidade econômica, urbana e social do debilitado centro antigo de salvador. O plano foi concebido a partir de proposições sistematizadas por diversas consultorias, sob o guarda‑chuva da diretoria do Centro Antigo de Salvador (DIRCAS). Parte do projeto de reabilitação da área, de requalificação de arruamentos, acesso inclusivo e restauro patrimonial já está sendo implantada na capital baiana".

Publicação ArchDaily