1/19

> Local: Moema, São Paulo, SP.

   Projeto: Apartamento Araguari

   Obra: Stuchi.eng - Janeiro-Outubro 2012

Para que “serve” um pé-direito duplo em um apartamento duplex se este não integra os seus dois andares?

Esta pergunta, feita ao conhecermos o apartamento objeto de nossa intervenção, teve como resposta o desenho de um mezanino metálico que, juntamente com a retirada da antiga escada em “L” possibilitaram um maior aproveitamento do primeiro pavimento, permitindo o posicionamento da área de refeições próxima à cozinha e dando lugar à nova escada que, articulada a uma grande estante, desenharam o “vazio”.  A estante abriga livros e objetos pessoais que caracterizam a casa e seus moradores.

O mezanino conferiu maior área ao apartamento ao definir o home-office e possibilitar a abertura de um grande vão entre o quarto do casal e este novo espaço, permitindo também a integração visual entre os dois pavimentos.

Ambientes como a cozinha e área de serviço, quarto e banheiro foram integrados, permitindo a entrada de luz natural a ambientes antes “fadados” à luz elétrica e conferindo dinamismo aos seus usos.

   

Stuchi & Leite Projetos & Consultoria I Arquitetura e Interiores I Desenvolvimento Urbano: Inteligência Territorial, Planos Urbanos Estratégicos, Estruturação e Modelagem Urbana, Masterplans